sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dona da TIM lança 4G na Itália

O grupo Telecom Italia lançou sua operação comercial com soluções baseadas na tecnologia móvel LTE de quarta geração (4G) para modems e tablets nas cidades de Roma, Milão, Turim e Nápoles, na Itália. 

O trabalho começou a ser desenvolvido há três anos nos laboratórios do grupo TIM, onde foram testadas e certificadas as tecnologias, as arquiteturas, os padrões e as soluções disponíveis e terminais e equipamentos de rede. A estratégia é fruto da parceria entre TIM Brasil, TIM Italia e o Telecom Italia LAB (Centro de Pesquisa e Inovação da Telecom Italia).

O projeto de pesquisa resultou na criação de um plano tecnológico com a utilização de parceiros globais. Tanto as operações da Itália quanto do Brasil utilizam os mesmos fornecedores (Ericsson, Huawei e Nokia Siemens). Isso potencializa a solução e colhe frutos de adotar uma ação coordenada, essencial na primeira fase do LTE, que não alcançou a maturidade plena.

“O lançamento representa um passo importante nos planos globais da TIM diante da aposta do grupo na banda larga de alta velocidade. A partir desse passo, vamos explorar o desempenho geral da nova tecnologia”, diz Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil.

Seguindo o cronograma global, a próxima etapa da implantação do 4G irá contemplar as cidades brasileiras sede dos eventos internacionais, já em 2013. 


Fonte:OLHAR DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário