sábado, 24 de novembro de 2012

Google Maps exibe ilha inexistente no Oceano Pacífico

Um grupo de cientistas australianos constatou que uma ilha, chamada de Sandy Island (Ilha Arenosa), presente em mapas marítimos e até mesmo nos serviços Google Maps e Earth, na realidade, não existe.

O pedaço de terra supostamente seria localizado entre a Austrália e a Nova Caledônia. Entretanto, ao vasculhar a área, esperando encontrar terra firme, os pesquisadores da Universidade de Sydney encontraram apenas água e recifes de coral.
"Nós queríamos investigar, porque os mapas diziam que a água tinha profundidade de 1,4 km nesta área, o que é muito fundo", disse a pesquisadora Maria Seton à agência AFP. "A ilha estava no Google Maps e quando chegamos, não havia nada. Ficamos confusos. É bastante bizarro", completou.

Ela afirma que o grupo não entende o que aconteceu, mas pretende continuar investigando os motivos pelos quais o terreno foi incluído nos mapas.

Para tornar este caso ainda mais estranho, a ilha aparece apenas quando o usuário usa o Google Maps na visualização de 'Mapas'. Ao alternar para a visão de 'Satélite', o que aparece no lugar é um borrão preto.

O Serviço Hidrográfico da Austrália, que produz as cartas náuticas do país afirma que o erro pode se tratar de uma falha humana repetida ao longo dos anos.

Já o Google também se pronunciou sobre o assunto. Um porta voz da empresa afirmou que "o mundo está em constante mudanças e se manter atualizado sobre estas mudanças é um esforço constante."

Para conferir a 'ilha fantasma' com seus próprios olhos, basta clicar aqui.

Fonte:OLHAR DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário